sábado, 12 de fevereiro de 2011

CATEDRAL METROPOLITANA DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

CATEDRAL


A Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro oficialmente foi inaugurada em 1979 e está localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro.
Com seus 106 de diâmetro e 96 de altura tem capacidade para 20.000 pessoas em pé.
A coordenação dos trabalhos, desde o projeto a edificação, coube  ao Monsenhor Ivo Antônio Calliari.
A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro nasceu das lutas pela expulsão dos franceses em 1567.
Apesar de criada pela bula papal do Papa Inocêncio I em 1676, a Diocese e arquidiocese nunca teve sede própria, instalando-se em pequenas igrejas e no morro do Castelo onde salvador Correia de Sá construira mais uma Igreja que veio a ser demolida juntamente com o morro que lhe dava o nome em 1922.
Por três anos a Catedral (1734) foi abrigada na Igreja de Santa Cruz dos Militares. Mais tarde foi transferida para a Igreja do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos até 1808 quando D. João VI mandou a Igreja de Nossa Senhora do Carmo na praça XV para lhe servir de Capela Real e, posteriormente, elevada a Sede da Catedral.
Cedido o terreno pelo então Estado da Guanabara, coube a D. Jaime de Barros Câmara lançar a pedra fundamental em 20 de janeiro de 1964.
As celebrações religiosas tiveram início em 1972 sem, no entanto, as obras estarem  concluídas,o que, só veio acontecer oficialmente com a inauguração em 15 de agosto de 1979.

  • Jose Floriano Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário