domingo, 13 de fevereiro de 2011

ESPAÇO CULTURAL TOM JOBIM

O Centro Tom Jobim será o principal pólo da política cultural do Jardim Botânico, ao mesmo tempo em que traduz o esforço da atual administração de aproximar as áreas de cultura e meio ambiente. Ele incluirá a Casa do Acervo, que abrigará o acervo histórico do maestro Antonio Carlos Jobim e do urbanista Lúcio Costa, o Centro de Referência de Produtos Sustentáveis, o Espaço Múltiplo Uso, além de salas de aula para cursos e oficinas educacionais.
O antigo prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, que desde 1937 funcionava como galpão de depósitos de objetos, oficinas e vestiários para funcionários, passou por várias reformas até se transformar no Centro Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente.
O Centro Cultural Tom Jobim tem como fonte inspiradora o compositor e maestro Tom Jobim, grande defensor da natureza e considerado um dos maiores propagadores do Jardim Botânico. Parte das múltiplas atividades musicais, poéticas, ecológicas e culturais do artista estarão reunidas na Casa do Acervo, assim como seu acervo histórico composto de partituras, textos, manuscritos, fotos, depoimentos, vídeos e desenhos que sintetizam o seu pensamento, admiração e a preocupação com a fauna e flora do Brasil. A Casa apresentará ainda acervo de outros grandes nomes brasileiros, como Lúcio Costa.
Além da Casa do Acervo, o Centro Tom Jobim abrigará o Centro de Referência de Produtos Sustentáveis, espaço reservado para divulgar idéias, projetos e produtos para ampliar o debate sobre meio ambiente e a maneira como ele afeta o cotidiano. As salas de aula e oficinas estarão reservadas para seminários e debates que contribuirão para o processo de formação de técnicos para os setores culturais e ambientais. O Espaço de Múltiplo Uso será destinado para eventos de música, artes cênicas, debates e palestras.

INSTITUTO DE PESQUISA JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário