CORCOVADO
A idéia da construção de um monumento no Pico do Corcovado vem do século XIX (1859) através do padre Pedro Maia Boss sugere a Princesa Isabel construir um monumento religioso.
Em 1882 D. Pedro II muito ligado às artes e a modernidade, autoriza a construção de uma Estrada de Ferro que começa a funcionar em 1884 ligando o Cosme Velho às Paineiras. Um ano mais tarde é concluída a ferrovia até o Pico do Morro do Corcovado.
A imagem de Cristo Redentor foi construída no Pico do Corcovado com 710 metros do nível do mar e mede 30 metros de altura sendo considerada a maior estátua de Cristo do mundo.
A construção do monumento do Cristo Redentor no alto de um dos Picos dadivosos da natureza na geografia do Rio de Janeiro tomou forças em 1921 para a comemoração do centenário da Independência do Brasil em 1822. No entanto, só em a 4 de abril de 1922 é que foi lançada a pedra fundamental, e 1926 iniciada as obras.
Apesar dos inúmeros projetos apresentados por artistas em concurso, coube a Heitor da silva Costa o projeto escolhido (1923), Carlos Osvald, artista plástico, autor do desenho final e a Paul Landwsk executor dos braços e rosto da escultura.
Tendo à frente Assis Chateaubrian, que convidou Guglielmo Marconi a emitir o sinal elétrico de seu iate fundeado em Nápoles que acionaria a iluminação do monumento ao Cristo Redentor, não foi possível devido a falha técnica. A solução veio ao acionar o sinal elétrico diretamente no local.
José Floriano Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário